Novidades sobre a Copa do Mundo de MTB em Petrópolis

Novidades sobre a Copa do Mundo de MTB em Petrópolis

Faltam menos de 40 dias para a tão aguardada – Mercedes-Benz UCI Mountain Bike Wolrd Cup – Petrópolis Brasil. Sim vai ter Copa do Mundo de MTB no Brasil em 2022! Certamente o maior evento do ciclismo no Brasil esse ano! E claro, estaremos presentes e torcendo para os atletas brasileiros. Mas, enquanto a Copa do Mundo não chega, nós temos algumas novidades sobre o evento que ocorrerá na belíssima Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro entre os dias 07-10 de abril. Afivele o seu capacete, calce a sua sapatilha e #SocaBota que vamos levantar poeira!

2022 Mercedes-Benz UCI Copa do mundo de MTB – Brasil, Petrópolis

  • Local: Petrópolis (RJ) – Vale do Cuiabá – São José Bike Club
  • Copa Internacional Michelin de Mountain Bike: 1,2 e 3 de abril de 2022
  • 2022 Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup: 7,8,9 e 10 de Abril de 2022
Mapa do local do evento – A tradicional Copa Internacional Michelin de Mountain Bike e 2022 Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup vão ocorrer no mesmo local, inclusive as duas provas vão compartilhar a mesma pista.

“Faltando pouco mais de um mês para a abertura da CIMTB Michelin, já temos mais de 50 estrangeiros confirmados. Assim, quem for disputar a prova em Petrópolis/RJ, pode ir com a certeza de que estará escrevendo seu nome na história do esporte no País e da nossa competição. Teremos praticamente uma Copa do Mundo, antecedendo a Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, marcada para o fim de semana seguinte, entre 7 e 10 de abril. É um evento imperdível, para atletas e espectadores”

Rogério Bernardes – organizador da CIMTB Michelin.

Uma pista, duas competições – CIMTB e Copa do mundo de MTB

A etapa de Petrópolis será disputada na pista XCO Henrique Avancini. O local, que será palco da CIMTB Michelin e também da Copa do Mundo Mercedes-Benz, conta com percurso de cerca de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe de percurso da CIMTB Michelin trabalha diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc.

O São José Bike Club é um projeto idealizado por Henrique e Ruy Avancini e oferece infraestrutura completa para treinamento e desenvolvimento da prática do Mountain Bike.

Programação da CIMTB Michelin

A programação da super elite na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike terá início com treinos na sexta (1), sendo no sábado (2) a realização do Short Track (XCC). Enquanto as mulheres competem às 9h, os homens vão à pista logo em seguida, às 9h40. Já no domingo (3), será a vez do Cross Country Olímpico (XCO), com largada feminina às 12h e a largada masculina às 14h. Veja a programação completa em https://cimtb.com.br/a-copa/programacao/.

Programação da 2022 Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup – Brasil, Petrópolis

Henrique Avancini em ação (observando o multi campeão Nino Schurter) durante passagem pelo Rock Garden da etapa de XCO da UCI World Cup em Snowshoe (West Virgininia), USA – 19/09/2021. Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Que tal um novo par de rodas de carbono ou alumínio para a sua MTB ?

A Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB tem início de sua programação oficial de provas na quinta-feira, dia 7, com abertura da secretaria para atletas e treino livre. Dia 8, a realização das provas do Short Track (XCC) masculina e feminina. As mulheres iniciam a competição, às 16h30, e os homens competem logo em seguida, às 17h15. No sábado, dia 9, é vez das categorias júnior, com a feminina às 9h30 e a masculina às 11h15, e a sub-23, com a masculina às 15h e a feminina às 16h30. Por fim, a disputa encerra-se no domingo, dia 10, com a largada da elite feminina, às 11h20, e da elite masculina, às 14h35.

Transmissão pela TV – Copa do mundo de mtb

Quem não puder estar na cidade fluminense no período, pode ficar tranquilo, que não perderá nenhum detalhe das principais disputas em jogo no evento. Isso acontece porque as principais provas da competição terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

As etapas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de XCC e XCO:

  • 1ª Petrópolis (BRA) – 7 a 10 de abril
  • 2ª Albstadt (ALE) – 6 a 8 de maio
  • 3ª Nove Mesto na Morave (CZE) – 13 a 15 de maio
  • 4ª Leogang (AUT) – 10 a 12 de junho
  • 5ª Lenzerheide (SUI) – 8 a 10 de julho
  • 6ª Vallnord (AND) – 15 a 17 de julho
  • 7ª Snowshow (EUA) – 29 a 31 de julho
  • 8ª Mont-Sainte-Anne (CAN) – 5 a 7 de agosto
  • 9ª Val Di Sole (ITA) – 2 a 4 de setembro

Veja também: