Nasa se junta a Startup para desenvolver pneu sem ar.

Nasa se junta a Startup para desenvolver pneu sem ar.

A SMART Tire Company (STC) divulgou detalhes de um pneu de bicicleta sem ar que é construído com uma carcaça feita de liga de níquel titânio e desenvolvido em conjunto com a Nasa.

Veja também:

Diz-se que o pneu de bicicleta Metl foi projetado para aplicações em estrada, cascalho, montanha e bicicletas elétricas, e a tecnologia na qual o pneu se baseia foi usada pela primeira vez pela Nasa para as rodas de veículos espaciais marcianos e lunares.

De que é feito o pneu Metl?

Uma ‘treliça’ de níquel-titânio forma a carcaça do pneu.
 Smart Tire Company

A liga de níquel-titânio (também conhecida como NiTinol +) é uma liga com memória de forma que “reorganiza sua estrutura molecular quando você a dobra, mas instantaneamente retorna à sua forma original, perfeitamente”.

Isso forma a ‘carcaça’ do pneu, com o pneu então revestido de Poliuretânio.

Este é um “material semelhante a borracha” que oferece “o piso e a aderência mais duradouros para todas as condições meteorológicas”.

Isso cria o que a STC afirma ser um “pneu revolucionário, não pneumático [e] compatível” que oferece um “percurso leve e suave com manuseio e durabilidade superiores”, acrescentando que o pneu durará “a vida útil da sua bicicleta”.

Para que tipo de bicicleta o pneu Metl foi projetado?

Embora as imagens da imprensa mostrem apenas um pneu liso, a marca está lançando o pneu como adequado para aplicações em estrada, cascalho, montanha e bicicletas elétricas.

A Felt Bicycles está fornecendo bicicletas de teste para a STC e estará envolvida como parceira de desenvolvimento. 

A empresa também tem um relacionamento existente com a Spin, uma empresa de compartilhamento de bicicletas e scooters de propriedade da Ford.

Embora a tecnologia de pneus Metl seja lançada em bicicletas, há intenções de entrar na “indústria automobilística e além”.

Quanto pesarão os pneus e como eles rodam?

Não há peso reivindicado para o pneu Metl, mas o site da STC afirma que o sistema é “competitivo com muitas alternativas convencionais”.

A outra questão fundamental é se o pneu apresentará um aumento na resistência ao rolamento em comparação com um pneu de borracha tradicional.

Matéria traduzida e adaptada de: Bike Radar

7 comentários sobre “Nasa se junta a Startup para desenvolver pneu sem ar.

  1. Pingback: Jav
  2. Pingback: tender piano jazz
  3. Pingback: Biladd Alrafidain
  4. Pingback: ks quik

Comentários estão encerrado.