Corrida de bike: O que não esquecer na hora de pedalar

Corrida de bike: O que não esquecer na hora de pedalar

A corrida de bike é um dos esportes mais indicados para quem busca um melhor condicionamento físico ou mesmo o lazer aos finais de semana.

Por outro lado, é preciso estar atento a segurança, em especial se o pedal for feito em estradas pavimentadas, estradas de terra ou ruas com pouca ou nenhuma sinalização sobre a movimentação de ciclistas na via. Sempre é bom lembrar: A bicicleta também é um meio de transporte e não apenas lazer!

Bike é Emissão zero de CO2! Bike é economia financeira! Bike é saúde no seu dia a dia! Bora socar a bota no Pedivela!

Assim, neste artigo, vamos conhecer os principais equipamentos usados pelos ciclistas profissionais ou amadores, e também o que devemos levar na viagem para ter um pedal seguro. Vai fazer um pedal longo, viagem ou apenas um treino com muitos Km, então não pule uma linha do nosso artigo!

Corrida de bike e segurança

Capacete e luvas são essenciais para um pedal na estrada.

Antes de tudo, para se tornar um ciclista de performance ou por hobby, devemos levar em conta toda a estrutura física da bicicleta e a sua segurança na hora do pedal. A combinação de um veículo com a manutenção em dia e dos equipamentos certos trazem mais segurança e conforto na hora do pedal.

Veja também:

Todavia, cada modalidade do ciclismo tem um tipo de equipamento, além de um modelo de bike. Por isso, vamos apresentar neste artigo os principais itens que não podem faltar na mochila de um ciclista.

Segurança e manutenção na corrida de bike

Porém, um detalhe valioso é que esses itens que farão parte do kit do ciclista não são apenas para segurança, mas também para a manutenção da bike, em caso de alguma quebra ou pneu furado. É sempre bom estar atento ao veículo e se todos os itens estão em ótimo estado e sem nenhuma quebra.

 Itens para a corrida de bike

Agora, vamos apresentar os principais itens que um ciclista deve ter em sua bolsa ou mochila. Aliás, a bolsa para guardar os pertences pode ser tanto nas costas como no selim ou no quadro. Dessa maneira, o ciclista levará apenas o essencial para o pedal.

Na mochila de hidratação você também pode levar alguns pertences; carteira, celular, alimentação.

Assim, na maioria dos casos, os ciclistas optam pelas bolsas de selim ou de quadro, onde é possível guardar o celular, kit de primeiros socorros e conserto, além de outros itens que citamos no decorrer deste artigo.

Modelo de Bolsa de Selim

Alimentação

A princípio, o item mais importante para o ciclista é o seu próprio corpo. Ele precisa estar bem adaptado para aquele pedal, seja uma pedalada leve ou um circuito mais intenso, por exemplo. Assim, a alimentação é muito valiosa para o ciclista.

Antes

A alimentação, antes do pedal, deve ser rica em carboidratos e de fácil digestão, como a granola, tapioca, biscoito integral, morango e mel, por exemplo. A maçã garante benefícios como saciedade, hidratação, proteção dos pulmões e melhora a capacidade respiratória.

Durante

Em seguida, em pedais com menos de 1 hora de duração, não é necessária a alimentação, mas em treinos maiores, o indicado é ingerir suplementos que ajudam a repor carboidratos e hidroeletrolíticos, como géis de carboidrato e isotônicos, por exemplo.

Depois

Ao final do treino, o ciclista deve optar por alimentos com proteínas e carboidratos. Assim, o recomendado é a ingestão de peixe, leite e derivados, arroz e batata. Massas são ótimas opções para a recuperação muscular, assim como ovos, que têm a clara rica em albumina.

Revisar a bike

A corrida de bike sempre precisa ocorrer com a bike em dia. Por isso, esteja atento a manutenção da bike, se ela precisa de algum reparo ou qualquer item que esteja com folga. Esta revisão será valiosa para um pedal seguro.

Assim, o kit de manutenção precisa sempre estar a mão para qualquer imprevisto. Por outro lado, não hesite na manutenção prévia da bike.

Capacete

Todavia, o capacete será importante para a proteção da região da cabeça do ciclista. Qualquer impacto será amortecido pelo capacete, seja em uma queda ou em algum obstáculo no caminho, como é o caso de galho de árvores, aves que possam se chocar com o ciclista ou se proteger da chuva, por exemplo.

Este item deve estar em dia, sem qualquer problema ou amassado. O capacete precisa ser resistente e alguns têm até a data de validade. Assim, encaixe bem o capacete na cabeça, prenda com a fivela e boa pedalada!

Ferramenta básica

Canivete de ferramentas, Cilindro de CO2, espátulas e bico para cilindro, são opções de ferramentas básicas para um pedal longo.

O kit de manutenção do ciclista é sempre um item valioso para evitar qualquer imprevisto durante o pedal. Nesse sentido, os principais itens são um kit de remendo, que vem com cola e uma pequena lixa que fica dentro de um recipiente compacto protegido e fácil de guardar e usar. Uma chave de fenda também pode ser usada para apertar os parafusos ou mesmo soltá-los para a troca de pneu.Assim, os itens precisam estar sempre a mão e fáceis de usar durante a corrida de bike.

Óculos

Os óculos são importantes para proteger os olhos do ciclista de qualquer objeto estranho que possa machucar ou mesmo incomodar a vista. Em terrenos mais acidentados ou de terra, por exemplo, os óculos protegem da poeira e de partículas que podem voar para dentro dos olhos. Qualquer lesão nesta região pode tirar o ciclista dos pedais por muito tempo. Vai viajar de bike ou fazer um treino longo? Use sempre óculos de ciclismo.

Luva

Contudo, a luva protegerá as mãos do ciclista de qualquer lesão, seja por queda ou algum objeto durante o trajeto, além de proteger as mãos dos raios solares. Assim, existem vários modelos no mercado, mas você deve escolher aquela que é própria para o ciclismo, já que o modelo é mais flexível para o encaixe das mãos com o guidão e freios.

Protetor solar

Em uma viagem de bike ou em um treino longo, você poderá estar muito exposto em dias de sol. O protetor solar protegerá a pele do ciclista dos raios solares. E não pense que só em dias de sol: quando o ciclista está na chuva, por exemplo, o mormaço ou mesmo a claridade solar pode ser prejudicial para a pele. Por isso, deve-se usar protetor solar sempre que for para um pedal externo.

Água

A hidratação é muito importante para o ciclista manter a temperatura do corpo e oxigenar todo o organismo. Tenha sempre a garrafinha (Caramanhola) com você, e se for o caso, o suporte para ela acoplada na bicicleta.

Isotônico

Nesse sentido de hidratar, o isotônico também será um ótimo aliado para o ciclista. Este produto tem como objetivo repor os sais minerais, como sódio e potássio, por exemplo, e carboidratos perdidos pelos atletas em exercícios intensos ou que duram mais de uma hora. Ele também evita cãibras e a desidratação.

Roupas de ciclismo

Vai pegar a estrada com a bike apenas para um treino longo ou fazer uma viagem de bike? Então é muito importante ser visto com uma roupa adequada! Nesse caso, além da roupa que o ciclista está usando, é indicado uma troca de roupa para qualquer eventualidade. Todavia, quando o ciclista encara uma chuva ou acaba se sujando com lama, uma roupa limpa e seca será ótima para manter a temperatura do corpo. Em caso de uma roupa rasgada, esta muda de roupa será valiosa para o ciclista.

GPS

Por mais que o atleta conheça o trajeto, o GPS nunca será demais em uma viagem de bike ou um treino longo. Ainda assim, em caso de se confundir com o trajeto, este guia eletrônico vai ser de grande ajuda. Ele mostrará todo o percurso, o melhor caminho a percorrer ou mesmo como é o trajeto da prova. É sempre bom ter este guia à mão.

Bomba de mão

Caso o ciclista também tenha uma bomba de mão, é importante estar no kit usado no pedal. Assim, será um item a mais para qualquer emergência. O recomendado é que esses itens sejam de fácil manuseio, simples e que caibam dentro da mochila do ciclista. Desta maneira, já é fácil encher o pneu em qualquer situação.

Documentos

Por fim, o essencial ao ciclista para a corrida de bike, até mesmo em caso de emergência ou se perder na rota percorrida, são os documentos. Assim, com eles em mãos, o ciclista poderá se identificar em qualquer fiscalização ou poderá ser identificado em caso de acidente. Esteja preparado e divirta com segurança em seu pedal longo, corrida de bike, viagem de bike ou um treino com muitos Km.

Veja também:

15 comentários sobre “Corrida de bike: O que não esquecer na hora de pedalar

  1. Pingback: ks
  2. Pingback: spin238
  3. Pingback: kojic acid soap
  4. Pingback: biilad rafidain
  5. Pingback: โคเวย์
  6. Pingback: relaxing jazz
  7. Pingback: gold rim chairs

Comentários estão encerrado.