Avancini fica em 7° no mundial de MTB XCO. Conheça as melhores bikes

Avancini fica em 7° no mundial de MTB XCO. Conheça as melhores bikes

Qual é a melhor bike de um campeonato mundial? Aquela que vence com o melhor piloto da prova. O mais rápido, técnico, experiente e casca grossa! Ou seja, temos um atleta vencedor e uma bike fantástica. Na edição de 2021 do Campeonato mundial de MTB com as provas de Cross-Country não foi diferente.

Mas primeiramente, precisamos afirmar que à Itália traz excelentes recordações para o Mountain Bike Brasileiro, em especial para o Petropolitano Henrique Avancini que nesse sábado (28/08), conquistou a sétima colocação na prova de Cross-Country Olímpico (XCO) com o tempo de 1:25:01 no UCI MOUNTAIN BIKE WORLD CHAMPIONSHIPS. Lembrando que tivemos 89 atletas completando os 25,96 km na pista de Val Di Sole – região de Trentino, ao Norte da “Bota” italiana. O total de ciclistas inscritos para a prova de XCO foram 94; 2 não terminaram e três atletas não chegaram a largar, incluindo o brasileiro Juliano Cocuzzi.

Henrique Avancini durante a prova do XCO com sua Cannondale Scalpel.

Belle vittorie in Italia

Henrique Avancini venceu em 2018 o Mundial de MTB XCM também na Itália. A duríssima prova teve 120 quilômetros e 4.000 metros de altimetria acumulada. O brasileiro terminou a exaustiva prova com 5 horas 8 minutos e 28 segundos.

Voltando ao Avancini, ou seja, só lembranças boas e medalhas importantíssimas para ele e certamente para orgulhar o ciclismo brasileiro; Foi na Itália e ainda recentemente no último dia 26/08, que Avancini conquistou a medalha de prata e o vice campeonato mundial na recém inaugurada categoria Short-Track (XCC) completando os 7,60Km em 19:32 ficando apenas 02 segundos atrás do primeiro colocado, o Americano Christopher Blevins. O mais importante título de Avancini também foi conquistado em território italiano, “La maglia del campione del mondo”, ou seja, a camisa arco-íris da UCI (entidade máxima do ciclismo internacional), de Campeão do Mundo de Cross-Country Marathon (XCM), em 2018, em Auronzo di Cadore, região de Vêneto também ao Norte da Itália. Un bel ricordo! Uma bela recordação!

Cronometragem de Henrique Avancini na prova do XCO no UCI MOUNTAIN BIKE WORLD CHAMPIONSHIPS 2021

  • 1° volta – 13:04
  • 2° volta – 13:11
  • 3° volta – 13:26
  • 4° volta – 13:40
  • 5° volta -13:42
  • 6° volta -13:25
  • Total: 1:25:01
Cannondale Scalpel Hi-MOD com a pintura Brasil você encontra na Semexe

A consagração de um ícone do MTB

Lenda do MTB, o suíço Nino Schurter com 35 anos comemora seu 9° título mundial carregando sua Scott Spark RC.

Da mesma forma que Henrique Avancini brilhou em terras italianas em 2018 e ainda conquistando importantes resultados para o MTB brasileiro em 2021 na Itália, o lendário ciclistas suíço Nino Schurter, fez história nesse sábado (28/08) e levou o seu 9° título de campeão mundial na prova do XCO, com incríveis 1:22:31, batalhando até a linha de chegada com o seu compatriota Mathias Flueckiger que ficou com a 2° colocação. O pódio do XCO foi completado com a terceira colocação do francês Victor Koretzky.

Cronometragem de Nino Schurter  na prova do XCO no UCI MOUNTAIN BIKE WORLD CHAMPIONSHIPS 2021

  • 1° volta – 13:04
  • 2° volta – 12:36
  • 3° volta – 12:57
  • 4° volta – 13:13
  • 5° volta -13:12
  • 6° volta -12:56
  • Total: 1:22:31
Recém lançada a Scott Spark RC World Cup EVO ASXtem seu grande diferencial na suspensão full suspension que é integrada ao quadro. Certamente uma das melhores bikes para Cross-Country. Você pode encontrar a sua Scott Spark na Semexe.

Brasileiros na prova do XCO

Outros 4 atletas Tupiniquins completaram a prova do XCO: Juliano Cocuzzi pilotando uma Specialized S-Works Epic garantiu a 44° posição, e competindo pela equipe Caloi / Henrique Avancini Racing que utilizam a bikes Caloi Elite Carbon FS – o baiano Ulan Galinsky terminou na 49ª colocação, Guilherme Muller ficou com a 61ª posição e Edson Rezende terminou com a 79º.

Caloi Elite Carbon FS utilizada pelos atletas brasileiros da Caloi / Henrique Avancini Racing. Modelo possui grupo Shimano SLX – M7100 – 12 Velocidades. Você pode encontrar a sua Caloi Elite Carbon FS na Semexe.

XCO Feminino

Quem levou o caneco de campeã mundial do MTB XCO em 2021 foi a britânica Evie Richards com sua Trek ProCaliber.

Evie Richards liderando o pelotão na prova do XCO Feminino. Atleta britânica terminou na primeira colocação com uma diferença de 1:03 de vantagem para a 2° colocada.

Evie que foi vice-campeã mundial na prova de Short Track (XCC), assumiu a liderança da corrida ao ultrapassar ainda na segunda volta a campeã mundial de 2020, a francesa Pauline Prevot (que foi 3° no Short Track), e foi ampliando sua vantagem até a linha de chegada, com a impressionante marca de 1:23:52. A prova na categoria feminina totalizou apenas 5 voltas 21,96km.

Trek ProCaliber 9.8 com suspensão Hard Tail foi o modelo utilizado pela campeã Evie Richards. Você encontrar a Trek ProCaliber 9.8 no site da Semexe.

A brasileira Letícia Cândido que faz parte do time Specialized Racing BR terminou a prova na 45° posição. Letícia pedalou o Mundial a bordo de uma Specialized S-Works Epic.

Letícia Cândido pilotando sua Specialized S-Works Epic. Foto:Marcelo Rypl.

As melhores bikes MTB para você arrepiar nas trilhas você encontra na Semexe.

Conheça mais sobre a SemexeSob os conceitos de consumo inteligente e economia colaborativa, a Semexe facilita a compra e venda de produtos de ciclismo online. A empresa é um marketplace e garante a segurança na negociação entre seus clientes, por meio do Programa BSS (Bike Segura Semexe), uma metodologia pensada para gerenciar a jornada de compra e garantir qualidade e procedência dos produtos.

Além disso, a plataforma conta com consultores especializados para sanar todas as dúvidas e dar dicas aos clientes, e gera experiências únicas aos usuários, por meio de serviços personalizados e conteúdos gratuitos disponíveis em seu blog.