Guia completo para comprar sua bicicleta usada

Guia completo para comprar sua bicicleta usada

Bikes usadas requerem atenção quanto à origem do produto, preço e ao estado dos principais componentes.

Pedalar não é mais apenas um lazer ocasional: tornou-se uma prática diária para muitos. A bicicleta, hoje, não é simplesmente um veículo para os fins de semana, mas sim um meio de transporte, uma ferramenta para alto desempenho esportivo e, inegavelmente, um catalisador para benefícios físicos e mentais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Com o aumento constante nas vendas de bicicletas no Brasil, o mercado de bicicletas usadas segue um ritmo acelerado.

No entanto, nesse cenário movimentado, os ciclistas devem estar atentos para evitar erros comuns ao adquirir uma bicicleta usada. Aqui estão cinco fatores cruciais a considerar:

1. Motivação do uso da bicicleta

Da mesma forma que escolhemos um automóvel com base em nossas necessidades, o mesmo se aplica à bicicleta. Se o deslocamento urbano é o seu objetivo, uma Bike Urbana é ideal. Para trilhas e montanhas, opte por uma Mountain Bike (MTB), enquanto para velocidades e desempenho em estradas, uma Road Bike (Speed / Estrada) é mais apropriada. Para quem enfrenta terrenos íngremes diariamente, uma bicicleta elétrica oferece conforto. A escolha ideal depende da finalidade.

2. Procedência

Infelizmente, o número de furtos e roubos de bicicletas no Brasil é significativo. Verificar o número de série, exigir nota fiscal e garantir a legalidade da compra é essencial. Na Semexe, adotamos um protocolo rigoroso para garantir a origem lícita de nossos produtos.

3. Câmbio e rodas / pneus

Avalie minuciosamente os câmbios dianteiro e traseiro, prestando atenção a ruídos e eficiência das marchas. A qualidade dos pneus e rodas é crucial; rachaduras e danos devem ser verificados. Testar as marchas durante um pedal ou solicitar um vídeo do vendedor pode evitar surpresas desagradáveis.

4. Suspensão e quadro

O quadro é o coração da bicicleta. Certifique-se de que seja adequado ao seu corpo, sem rachaduras ou imperfeições. O modelo de suspensão deve ser de qualidade para evitar problemas futuros. Um bike fit é altamente recomendado para garantir o ajuste perfeito.

Lembrando que na Semexe você encontra serviços de Pré-fit e Bike Fit.

5.Preço ideal da bicicleta usada

Com o lançamento do GPS – Guia de Preço Semexe, o mercado de bicicletas usadas agora conta com uma referência objetiva de preços. Baseado em dados de diversas marcas e modelos, esse guia lista os preços e avalia o estado de conservação, proporcionando uma análise precisa do valor da oferta em relação ao mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre a compra da sua próxima bicicleta usada, nossos experts estão prontos para ajudar na Semexe! Pedale com confiança, segurança e aproveite cada momento da sua jornada!

Entre em contato com o nosso time! 

Veja também: