Caloi Henrique Avancini Racing: Novos desafios em 2025
A convite, marcamos presença na coletiva de imprensa que anunciou a nova formação da equipe Caloi Henrique Avancini Racing. Com 11 anos de parceria com a Caloi, a equipe oficializou seu lançamento em Petrópolis no último dia 7 de fevereiro, apresentando os atletas Ulan Galinski, Sabrina Oliveira e a grande novidade Eiki Leoncio para a temporada
Uma das principais equipes de mountain bike do Brasil e da América Latina e sob a liderança do campeão Mundial Henrique Avancini, a Caloi Henrique Avancini Racing se fortalece com estrutura renovada, nova promessa do ciclismo nacional e um planejamento estratégico para alcançar melhores resultados em competições nacionais e internacionais.
Estrutura Reforçada e Base Internacional
A Avancini Bikes agora está de cara nova e se transforma em um verdadeiro paraíso para os apaixonados por bikes. O novo QG da equipe contará com um centro de treinamento, totalmente dedicado ao alto rendimento dos atletas. O chamado Race Service, tem como objetivo otimizar a preparação e recuperação dos ciclistas durante a temporada. Além disso, a Henrique Avancini Racing se destaca como a única equipe nacional com uma base internacional na Itália, essencial para a logística e adaptação dos atletas ao circuito europeu.
“Nós melhoramos a nossa estrutura física aqui no Brasil com um novo Race Service, onde temos academia, sala de recuperação, algumas novas ferramentas de preparação, além de toda a operação para staff com um estoque dos materiais de competição e materiais de reposição. É algo que nós investimos no final do ano passado para melhorar nossa operação logística para sempre buscar alcançar uma fase mais avançada na gestão esportiva, tudo que envolve a profissionalização da gestão esportiva”, diz Henrique Avancini, General Manager da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing.
As máquinas

As versões Hardtail e Full Suspension são as bicicletas escolhidas pelos atletas, que desempenharam um papel fundamental no aprimoramento do desempenho das bikes, influenciando aspectos como geometria e componentes. O modelo Hardtail, por exemplo, conta com um quadro de carbono de apenas 885g, o que resulta em uma bike com menos de 9kg, já com pedais. Já o modelo Full Suspension, com 1860g, oferece uma combinação de leveza, eficiência, estabilidade e desempenho excepcionais, sendo ideal para qualquer tipo de terreno.
“Buscamos desenvolver um quadro ágil, que trouxesse velocidade e estabilidade, uma cinemática progressiva. Na Full Suspension acabamos optando por uma suspensão de 120mm, enquanto na Hardtail funcionou melhor com uma suspensão de 110mm. E a partir daí começamos a construir a geometria dos dois modelos com os insights que os atletas nos traziam em relação a conforto e disposição na bike. A ideia era trazer uma correlação entre os modelos e elas foram construídas de formas muito semelhantes. Buscamos eixos mais curtos, para termos bicicletas mais ágeis e ao mesmo tempo velozes, fáceis de manobrar, com boa dirigibilidade, com desempenho em curvas e saltos, assim como por passagens por Rock Gardens”, explica o Diretor de Produto e Desenvolvimento da Caloi, Marcos Ribeiro.
Marcos completa:“ receber um feedback positivo de um novo atleta é muito bacana, especialmente quando ele já tem experiência com outra marca. Isso nos permite avaliar melhor se estamos no caminho certo”.
As jóias de 2025

A equipe para a nova temporada mantém sua essência de formação e desenvolvimento de talentos, apostando em três ciclistas de grande potencial.
Henrique incia a apresentação falando da sua equipe: “Nós temos uma temporada de muita responsabilidade e muita ambição com o Ulan. A fase em que ele se encontra hoje é uma fase que eu já passei e posso falar com propriedade, o que representa o que é ter conquistas relevantes, e tem sido extremamente satisfatório ver o empenho dele. Acho que nosso trabalho como time já impressionou muita gente com uma certa história. Acho que vamos fazer isso novamente com um personagem completamente diferente, e que ele possa também inspirar seus parceiros de equipe e impactar o esporte no Brasil. Esse é o objetivo que nós temos como equipe e essas são as nossas três joias que estaremos lapidando ao longo do ano.”

Sabrina Oliveira (Sassá):
Idade: 22 anos
Data de aniversário: 14/02/2002
Natural: São Paulo – SP
Categoria: estreia na Elite Feminina
Título mais expressivo: Vice-campeonato brasileiro de XCO Sub-23,
Desafio: Tem como meta consolidar-se no circuito mundial, buscando uma posição entre as 100 melhores do ranking global .
“Esse é um ano de novas perspectivas, pois deixo o Sub-23 para disputar de vez na elite do ciclismo. E quero colocar mais a cara em jogo, performar bem em provas nacionais e definir meu espaço no pelotão. Tenho como meta estar no pódio na disputa do título nacional de XCO e vou trabalhar bastante para buscar esse objetivo. Sei da dificuldade, pois é meu primeiro ano na elite, competindo com as melhores, e é normal eu ainda estar um pouco abaixo das líderes em performance, mas vou buscar evolução. Já para as competições internacionais meu grande objetivo é entrar no ranking das 100 melhores, fato que estou bem próxima e que se conseguir, poderei participar das provas de Copa do Mundo” diz Sassá.

Ulan Galinski (Galo de briga)
Idade: 26 anos
Data de Nascimento: 19/06/1998
Natural: Vale do Capão – BA
Categoria: Elite Masculino
Título mais expressivo: Campeão Brasileiro de XCO 2024
Desafio: Defender o título de campeão brasileiro e figurar entre os 10 melhores na Copa do Mundo de MTB.
Na sua 6° temporada na equipe, Ulan reforça seu compromisso em evoluir a cada dia como atleta e recentemente, aprimorou sua técnica com Valmor Hausmann.
“ É um grande privilégio fazer parte da história da maior equipe de desenvolvimento esportivo de mountain bike que o Brasil já teve e de conquistar tantos títulos e conquistas importantes ao lado desse time e de todos os profissionais que colocam tanta energia para que esse projeto aconteça. Quero conquistar meu primeiro top 10 em Copas do Mundo, conquistar novamente o título brasileiro, e passo a passo, degrau a degrau, continuar subindo no ranking mundial. Acredito muito que o meu sucesso também está relacionado ao sucesso dos meus parceiros de equipe, então quero ajudar no desenvolvimento e no crescimento da Sabrina e do meu novo parceiro de equipe, Eike. O time está muito alinhado, com vontade de trabalhar duro e mirando alto, acredito que será uma temporada de muito sucesso da Caloi Henrique Avancini Racing em 2025″.

Eiki Yamauchi Leoncio
Idade: 20 anos
Data de Nascimento: 24/02/2004
Natural: Mogi das Cruzes (SP)
Categoria: Sub-23
Título mais expressivo: Vice-Campeão Brasileiro Sub-23 de XCO
Desafio: Pretende crescer no cenário internacional e representar a Caloi no mais alto nível do esporte.
“Estou muito feliz e grato por integrar o time Caloi Henrique Avancini Racing. Este é o meu terceiro ano de quatro na categoria Sub-23 e meu objetivo é buscar cada vez mais espaço no cenário nacional na Sub-23 e Super Elite, onde quero buscar o título nacional Sub-23. Quero também me desenvolver no cenário internacional disputando Copas do Mundo na categoria Sub-23. É uma honra representar a Caloi, uma marca com grande história no Brasil, e estar ao lado de grandes profissionais e atletas no time Henrique Avancini Racing. Será um grande ano e estou com muita vontade de me desenvolver, aprender e colocar muito da minha intenção a cada dia”, diz Eiki em seu tom simpático e descontraído.
Avancini comenta sobre os rumores de seu retorno às competições
O lançamento da nova equipe foi realizado para um grupo seleto de 15 profissionais da mídia especializada em ciclismo, que foram recepcionados por Henrique Avancini e sua equipe com alegria e sorriso no rosto.
“Muito legal ter um momento como este, que fortalece nosso ecossistema. E, pensando em comunicar o nosso time, poxa, está fazendo falta um contato humano com a nossa mídia, porque são vocês que passam a informação ao público, são vocês que desenvolvem um estilo de vida, são vocês que comunicam as principais vitrines de produtos de performance, projetos e aventuras”, ressaltou Avancini.
Durante o evento, também surgiram perguntas sobre os rumores de seu possível retorno às competições. Sempre transparente, Avancini abordou o tema com cautela, destacando sua preocupação com as expectativas do público.
“Antes de mais nada, quero agradecer o respeito de vocês por preservarem este momento. Esse é o principal projeto ao qual me dedico, e qualquer outro que eu faça tem que passar primeiro por aqui”, afirmou.
Ele também comentou sobre a notícia vazada: “Tomei muito cuidado para não compartilhar nada, porque, se não se concretiza, é uma grande frustração para muita gente. A verdade é que a notícia é que não tem notícia! Fiz apenas o processo de pré-registro, que me habilita a estar ligado a uma equipe e, futuramente, ter uma licença UCI, caso eu decida voltar.”
Por fim, agradeceu aos jornalistas que trataram a notícia com profissionalismo. “O jeito como uma notícia é divulgada impacta muito no meio que queremos alcançar. Sou muito grato a todos que lidaram com isso como um rumor e não como um fato concreto.”
E, claro, encerrou no seu estilo: “Por Fim… nada esclarecido! Kkkk

Para fechar o evento com chave de ouro, Henrique conduziu pessoalmente um tour pelos espaços dedicados à loja e ao race service. E, claro, não poderia deixar de apresentar o local mais especial para ele: seu museu, um ambiente projetado por Avancini para reunir momentos marcantes de sua trajetória e um acervo pessoal de itens.
E como não poderia faltar, no dia seguinte rolou aquele pedal cilada e especial com o patrão no Montanha Azul Bike Park, onde os convidados puderam testar as bikes Caloi Carbon FS Sport, cedidas pela marca para a ocasião.
Um evento pensado nos mínimos detalhes para marcar o início da temporada e realizado com muito carinho. A Semexe como parceiro oficial da equipe agradece pelo convite e deseja muito sucesso!


Muito bom, ótimo para trazer mais para a cultura do brasileiro