Copa do Mundo de MTB 2025 em Les Gets
Programação, brasileiros em ação e a despedida de Nino Schurter
A segunda metade da temporada da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025 começa em grande estilo. Entre 28 e 31 de agosto, a cidade de Les Gets, Haute-Savoie (França) recebe provas de XCC, XCO e Downhill, retomando a intensidade após a pausa de verão europeu.
Com tradição desde 1996, Les Gets já foi sede de Mundiais (2022) e é considerada uma das etapas mais emocionantes do calendário, graças à multidão francesa apaixonada e às pistas técnicas no coração dos Alpes.
Além da atmosfera vibrante do resort já consagrado como palco de Mundiais e etapas memoráveis, o público brasileiro terá motivos especiais para acompanhar: grande presença de atletas nacionais, o Alien MVDP de volta a suas raízes e o início da despedida oficial de Nino Schurter, o maior nome da história do MTB XCO.
Mathieu van der Poel: De Volta em Les Gets

Mathieu van der Poel retorna ao mountain bike em Les Gets. O holandês, que já conquistou títulos europeus de MTB, busca recuperar a forma após um período fora das pistas de MTB e também da recuperação de uma pneumonia. Ele confirmou sua participação na prova de XCO como parte de sua preparação para o Campeonato Mundial de MTB em Crans-Montana, previsto para 14 de setembro. Será que as raízes e a falta de pratica irá derruba-lo novamente? Ansiosos para ver seu desempenhos!
Brasileiros em Les Gets

A delegação brasileira está espalhada entre o Cross Country e o Downhill, mostrando que a bandeira verde e amarela já é presença constante nas Copas do Mundo. O campeão Brasileiro José Gabriel, Alex Malacarne e Ulan Galinski são os representanes no XCO masculino, mas divide o grid com jovem talento em ascensão Vinicius Howe da Sub 23, além da força feminina de Karen Olímpio, campeã brasileira, e Giugiu Morgen da sub 23. No Downhill, o trio formado por Augusto Wening , Roger Vieira, campeão no último domingo no Cerro Abajo Gênova e Douglas Vieira encaram a técnica e agressividade da pista Mont-Chéry.
Essa pluralidade é reflexo do crescimento do MTB brasileiro nos últimos anos: temos atletas em todas as frentes, do explosivo Short Track ao radical Downhill.
Ulan Galinski chega como principal nome brasileiro

O baiano da Caloi Henrique Avancini Racing, atleta parceiro da Semexe, encara nesta semana as provas de XCC e XCO na etapa francesa da Copa do Mundo de MTB. Depois, vem o Mundial de XCO em Crans-Montana (Suíça) e mais uma etapa da Copa do Mundo em Lenzerheide.
Ulan chega embalado: fez training camp em altitude nos Alpes italianos e atualmente ocupa a 21ª posição no ranking mundial da UCI. Na temporada já conquistou 9 vitórias em provas UCI, foi vice Pan-Americano e fez TOP 12 nas etapas da Copa no Brasil.
Agora é hora de buscar ainda mais!
“Tem sido uma temporada consistente e especial, e quero entregar o meu melhor nesses últimos grandes objetivos do ano”, disse Ulan, que já se consolida como um dos principais nomes do MTB mundial.
Nino Schurter – começo do adeus do maior de todos

Depois de anúnciar a aposentadoria, Nino Schurter, o maior atleta da história do XCO, começa sua sequência de provas especiais para encerrar sua carreira:
- Les Gets ( 28 a 31 de Agosto)
- Mundial de Crans-Montana (14 de setembro)
- Etapa de Lenzerheide (21 de setembro)
Nino escolheu Lenzerheide a prova final para findar sua carreira pois além de ser seu quintal de casa foi ali que conquistou sua 34° vitória em Copa do Mundo. Schurter é recordista e dificilmente será batido tão cedo suas 37 vitórias.
” Digo adeus a Copa do Mundo de Cross Country, mas continuarei no mundo apaixonante do ciclismo com todas as pessoas maravilhosas que fazem parte dele. Agora é hora de levar essa experiência para um novo capítulo da minha vida”. GOAT finaliza.
O legado de Nino:
- 10 títulos mundiais
- 9 Copas do Mundo
- 37 vitórias em etapas da World Cup
- 100 pódios em Copas
- 3 medalhas olímpicas (ouro, prata e bronze)
- 3 Cape Epic e múltiplos títulos suíços
Mais do que números, Nino elevou o nível técnico e físico do XCO, inspirou gerações e se manteve competitivo por mais de duas décadas. Seu nome já está eternizado como o verdadeiro monstro do mountain bike.
Programação (horário de Brasília)
-
Sexta-feira (29/08) – XCC (Short Track)
⏰ 12h30 – Elite (masculino e feminino) -
Sábado (30/08) – Downhill (DHI)
⏰ 06h40 – Finais -
Domingo (31/08) – XCO (Cross-Country Olímpico)
⏰ 08h00 – Elite (masculino e feminino)
(Sub-23 corre pela manhã; Elite é o grande destaque da tarde em Les Gets)
Onde assistir
A torcida brasileira foi presenteada hoje com a notícia com a transmissão ao vivo em portugês no canal da CIMTB no YouTube, com comentários do Tiago Santos Canal Bike na Lama e Erick Bruske. O público poderá interagir em tempo real pelo chat do YouTube, criando uma experiência participativa.
Link: transmissão oficial da etapa de Les Gets
E o que vem em 2026? 🚴♂️🌍

A UCI anunciou o calendário 2026, com 14 etapas entre maio e outubro em três continentes e o Brasil fica de fora para sediar:
- Estreia histórica na Coreia do Sul (primeira vez do XCO/XCC na Ásia)
- Retorno de clássicos como Nové Město (CZE) e Val di Fassa (ITA)
- Whistler (CAN) estreia na Copa do Mundo de Downhill, sonho antigo da comunidade
- Fechamento em Lake Placid (EUA), em palco olímpico
Um calendário que reforça a globalização do MTB e promete ainda mais espetáculo.
Leia mais no site: WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2026 Calendar
Além disso você também pode se interessar:
Como escolher o tamanho adequado de bike?
Como vender sua bike mais rápido!
