Transportar Bicicleta no carro – Conheça os modelos de transbike

Transportar Bicicleta no carro – Conheça os modelos de transbike

Editado por José Taveira em 01/06/2022 – Viajar é bom e pedalar também! Que tal unir essas duas ações ? Bem.. Para você transportar sua bike com segurança em seu carro, você precisa de um transbike. Ninguém quer o banco traseiro do carro sujo de óleo, graxa, etc, ou até causar um arranhão no frameset da bike ou no interior do carro. Além disso, uma freada emergencial ou qualquer outro movimento brusco do carro, certamente poderá danificar a sua magrela. Ahh, e levar a bike dentro do carro ocupa o espaço de outro passageiro!

Existem vários tipos de transbike com preços variados, em nosso guia, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para escolher o melhor transbike para o seu carro. Dessa maneira, você vai poder fazer um transporte adequado e seguro do seu foguete de duas rodas, seja uma bike speed para um treino na Ciclovia ou quando for viajar para à praia com a família.

Veja também:

A diferença entre Rack e Transbike

Muita gente faz confusão com esses dois termos. Vamos explicar. Os racks são as barras transversais que são instaladas no teto do carro, em longarinas, longarinas integradas, pontos fixos, e até nas portas do veículo. Alguns carros possuem apenas uma longarina estética ou não possuem nenhum tipo de longarina. Não é comum existir um “rack universal”. Exemplo; o rack de um carro sedan é de um modelo e possui uma medida X, já o rack para um SUV tem outra medida. Os carros não são possuem as mesmas proporções e isso vale também para os rack.

Para instalar um rack de teto é necessário que a fabricante do rack (existem muitas marcas) tenha recomendações para o seu veiculo. A maneira de instalar é única para cada carro. Normalmente as fabricantes de racks e transbike possuem um guia de compatibilidade referente as marcas e modelos dos veículos.

Os Transbikes são suportes para transportar bicicletas. Você pode instalar um transbike em racks, no engate, porta-malas e ate em caçambas. Ou seja caso você tenha muitas bikes, algumas podem ir em cima do rack

Transbike para transportar sua bike no teto do carro após a instalação do rack de teto – Modelo Transbike Rack Teto Bicicleta Bike Thule Freeride 1

Qual tipo de transbike eu preciso?

As primeira pergunta a se fazer são:
  • Qual veículo, ou veículos, você tem? Vai levar quais tipos de bikes?
  • Quantas bikes você precisa transportar ?
  • Qual a distância que você vai transportar a bike e com que frequência você vai usar o transbike?
  • Elas são pesadas, têm eixos passantes e ficarão sujas?

A próxima pergunta é: como você deseja carregar as bikes? No teto do carro? Em cima do porta-malas ? Seu carro tem engate? A roda dianteira da bicicleta pode ser retirada com facilidade ? Outra coisa a considerar é se você vai carregar algum outro equipamento esportivo. Ahh, saber a altura da sua garagem também é importante para quem pretende ter um rack no teto do carro e adicionar um transbike

As bikes também variam muito de um modelo para o outro. Custo, modalidade, tamanho e peso são características que devem ser considerados quando você busca transportar sua bike. 

Um dos principais fatores que vão afetar no seu dia-a-dia é a praticidade. Se o rack atenderá às suas necessidades agora e no futuro, sendo fácil de instalar e usar e se é fácil de carregar as bikes no carro. Outro fator importante (o mais importante) é a segurança,  se o rack mantêm as bicicletas seguras e as deixam fixas no rack e quanto espaço ocupa quando não estiver sendo usada.

Os principais tipos de suportes são montados no teto, na traseira . Além disso, existem opções de truckpads e racks especiais para situações únicas.

Transbike de teto

A maioria dos transbike de teto consistem em suportes que se prendem à longarina do veículo e as barras transversais, que são os racks. Os transbikes de teto variam entre modelos que você precisa remover da roda dianteira, mantendo o frameset completo (quadro + garfo no casso de uma bike speed ou quadro + suspensão no caso de uma MTB), ou modelos em que você não precisa tirar a roda dianteira, colocando a bike inteira em cima do transbike. Algumas pessoas chamam esses modelos de calhas.

Retirar a roda dianteira mantém a bicicleta mais baixa (bom para carros altos), pode ser mais fácil e leve de carregar e é a maneira clássica de transportar bikes no teto.

Os suportes para bicicletas que mantêm as duas rodas da bike são mais altos, geralmente são mais caros e podem ser menos estáveis, mas evitam o trabalho de tirar e colocar rodas.

Qualquer uma das opções geralmente inclui travas integradas para prender sua bicicleta ao transbike. E, é claro, o transbike estará encaixado no rack (barras transversais) e essas barras estarão travadas em uma longarina ou diretamente no teto do seu veículo.

Existem suportes para bicicletas montados no teto mais simples disponíveis que não requerem uma configuração de barra de base dedicada, Como alguns modelos que usam ventosas e calhas para prender ao seu carro.
Embora não sejam permanentes, o transbike de teto geralmente fica no seu carro o tempo todo porque são extremamente versáteis.

Prós: Super versátil para transportar todos os modelos de bike (speed, mtb, TT); um dos modelos de transbike mais seguros disponíveis em relação a fixação da bike, não impede o acesso a quaisquer portas. Libera espaço interno.

Contras: Se você se esquecer de suas bikes no teto e passar por um lugar baixo, você pode (e provavelmente vai) destruir todas as suas bicicletas e danificar o seu veículo. Caso sua garagem seja baixa, você terá que ir até a rua para colocar a bike em cima do transbike.

Transbike de porta-malas

O transbike montado no porta-malas tendem a ser a opção mais barata e também menos segura. O transbike é preso ao seu carro através de fitas e fivelas, os melhores modelos são revestidos em vinil que se prendem à borda do porta-malas / pára-choque do veículo.

Esses racks são ajustáveis, portanto, você pode encaixá-los na parte traseira de muitos veículos sedan ou hatchs.

Este é o tipo de transbike mais acessível, mas também é preciso prestar mais atenção na instalação e encaixe corretamente. Os ganchos que prendem as fitas ao veículo podem às vezes danificar a pintura.

Os transbike de porta-malas normalmente não têm uma maneira de trancar sua bicicleta, então também são relativamente fáceis de roubar.

Prós: Fácil de ajustar e geralmente é a opção mais econômica; fácil de remover, pequeno e dobrável para fácil armazenamento

Contras: maneira menos segura de transportar bicicletas; propenso a danificar a pintura; se você não encaixar direito, você pode perder rack ao dirigir, e as bicicletas ficam expostas e podem ser roubadas.

Transbike de engate

Essse é um modelo muito prático! Os Transbikes montados no engate conectam-se a um engate receptor. Que é montado em seu veículo. Eles geralmente são mais caros do que outros tipos de suporte para bicicletas, mas a facilidade de carregar e descarregar bikes, e não ter que levantar as bikes no teto do carro, agrada muitos consumidores.

SUPORTE DE BICICLETA THULE PARA ENGATE (3 BIKES) EURORIDE

Como regra básica, quanto mais recursos o transbike tiver, como travas embutidas, suportes de reparo, materiais leves, etc… mais caro ele custará. Você também precisa de um engate em seu veículo, o que pode ser uma despesa extra se você ainda não tiver um.

Os transbike montados em engates geralmente levam as bicicletas com as duas rodas apoiadas em “calhas”. Esse tipo de transbike possui um braço que irá alcançar os tubos superiores do quadro da bicicleta. Os racks montados no engate podem transportar até 5 bicicletas.

Prós: os bons racks são fortes e carregar e descarregar bicicletas é super simples e é de alta segurança.

Contras: você precisa de um engate, colocar a marcha ré pode render alguns resultados desagradáveis se você esquecer o rack; terá que ter uma placa extra pois o rack obstrui a visão da placa original.

Transbike especiais

As empresas produzem transbikes para praticamente todos os tipos de carros: de carrocerias de caminhonetes a SUVs com um pneu na porta traseira, há sempre um jeito de transportar sua bicicleta com segurança e praticidade.

Uma solução que você provavelmente já viu em caminhonetes, são os truckpads

As versões sofisticadas têm ganchos e laços para manter as bicicletas separadas e seguras, enquanto as versões caseiras, como cobertores velhos ou algumas caixas de bicicletas dobradas, são um pouco menos sofisticadas.

Assim como a bicicleta que você anda, muito pensamento e engenharia foram dedicados aos racks projetados para transportar suas bikes no carro. Portanto, descubra quais são as suas necessidades e qual o estilo que melhor se adapta ao seu estilo de vida e transporte suas bicicletas com mais facilidade e rapidez do que nunca.

Por último, e super importante, você precisa se atentar a legislação de trânsito. Se seu rack atrapalhar a visibilidade do motorista, placa do carro e faróis, você vai precisar de um adaptador de placa e faróis para poder usar seu rack legalmente.

Lembrando que se você ainda tiver dúvidas sobre transbikes, nós temos um time de especialistas na Semexe para te ajudar a escolher o transbike certo!

Veja também:

2 comentários sobre “Transportar Bicicleta no carro – Conheça os modelos de transbike

Comentários estão encerrado.